IMG_9493.jpg

COMUNIDADES TRADICIONAIS

VIVÊNCIA NA ALDEIA INDÍGENA PATAXÓ ALDEIA VELHA

A aldeia está localizada na Reserva Indígena Pataxó da Aldeia Velha, no Arraial d'Ajuda, distrito do município de Porto Seguro. O grupo que compõe a Aldeia é relativamente recente, e foi formado por indígenas desaldeados que habitavam nos arredores de Arraial d’Ajuda, Trancoso e outras regiões de Porto Seguro, onde iniciaram o processo de retomada do território na década de 90.

 

O nome Aldeia Velha foi dado pelo cacique Ipê (fundador da aldeia), e durante essa retomada, escolheu esse nome devido aos vestígios encontrados na terra, que comprovaram que o território era habitado por indígenas há muito tempo, e era um lugar de encontros de várias etnias, tais como: Tupiniquins, Botocudos, Maxacalis, Patatiba, Tupimabá, Tapuia, Camacã, entre outros, relatos que foram confirmados e comprovados por vários antropólogos.

 

A reserva Pataxó de Aldeia Velha ocupa uma área de cerca 2000 hectares, em meio a exuberante Mata Atlântica. Seu território está dividido em 2 áreas, a aldeia de moradia que está próxima ao perímetro urbano de Arraial d'Ajuda, e a área de vivências culturais, onde se deu início ao processo de retomada do território e que hoje é utilizado pelas lideranças indígenas e fomento das tradições e se conectar com o sagrado e realizar seus rituais. 

 

Neste espaço os visitantes são convidados a conhecer um pouco mais sobre a cultura Pataxó, é um local onde a fauna e flora fazem morada, onde é possível admirar árvores centenárias, animais silvestres, conhecer e degustar alguns produtos cultivados na roça.  

 

Aqui os Indígenas buscam promover através do turismo ações que legitimem e fortaleçam seu povo, utilizando 3 pilares centrais: união, preservação e cultura.

 

O objetivo da Brazil Travel é desenvolver junto às lideranças indígenas ações que estimulem o desenvolvimento sustentável da comunidade, para gerar renda, estimular a troca de saberes e fortalecer a identidade cultural dos povos originários. 

Conheça nossos roteiros!
 Trilha da Jundiba 

Duração: 3 horas

Horário: 9h às 12h.

Distância:  2,3km de trilha (ida e volta)

 

A experiência complata inclui:

 

1 - Inicia por trilha de 1,3km de mata fechada até a cabana, espaço que até 1998 foi utilizado como escola e moradia. No caminho, passamos por árvores centenárias, encontramos alguns animais até chegarmos no grande pátio onde está a cabana.

 

2 - Na cabana é contada a história de formação do território e do povo pataxó. Você também irá ouvir uma bela lenda da Almescla.

 

3 - O visitante conhece os artesanatos indígenas, passa por uma defumação para renovar as energias e é convidado para conhecer o espaço cozinha e degustar de chás e frutas da época.

 

4 - Pintura corporal e uso do rapé para quem desejar.

Viviência Pataxó

Duração: 6 horas

Horário: horário de saída combinado previamente

Distância:  2,3km de trilha (ida e volta)

 

Esta é uma experiência de 1 dia na aldeia, nesta experiência você irá conhecer um pouco mais sobre os costumes do povo pataxó, se conectar com a natureza e se energizar com a energia da floresta.

 

A experiência completa inclui:

1 - Trilha por mata fechada de 1,3 km, onde você encontrará árvores centenárias, medicinais e com sorte avistará macacos e outros animais silvestres. Finalizamos a caminhada em pequeno açude, onde você poderá tomar um banho de cuia e se refrescar da caminhada!

 

2 - Degustação de coco  na volta da trilha, enquanto aguardam o tradicional        almoço.

 

3 - Almoço ( Mâguti) -  Será servido um delicioso almoço com peixe na folha da patioba (Mukusuy), salada, legumes e raízes da roça. Com direito a um chazinho digestivo no final! 

 

4 - Visita a cabana para conhecer a história de formação do território e do povo pataxó. Você também irá ouvir a bela lenda da Almescla e outras estórias. Conhecerá o belo artesanato indígenas e pode matar a curiosidade sobre sua cultura com os anfitriões. neste momento serão ofereceidas vivências como banho de ervas, defumação para renovar as energias, pintura corporal e uso do rapé para quem quiser.


Este será um moneto de descanso para curtir a floresta, você pode meditar ao som da natureza, tirar um cochilo em uma rede, relaxar e se conactar com a natureza e seu eu.  

A volta é feita por uma trilha diferente!

SERVIÇOS

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

COMUNIDADES RIBEIRINHAS

Deseja uma experiência customizada?

Juntos montamos vivências personalizadas de acordo com o interesse de cada viajante.

Fale conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

  • Facebook - círculo cinza
  • whatsapp_icon-icons.com_65542
  • Instagram - Cinza Círculo

TALVEZ VOCÊ GOSTE