experiencias-ritual-sagrado-2.jpg

COMUNIDADES TRADICIONAIS

POVOS INDÍGENAS

 

A Costa do Descobrimento é conhecida como a Terra Mãe do Brasil, pois foi aqui que a esquadra marinha chefiada por Pedro Alvares Cabral aportou pela primeira vez. No entanto, a Terra Brasilis já era habitada por mais de 3,5 milhões de índios, divididos em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba.

Estimasse que existam hoje cerca de 1,3 milhões de indígenas no Brasil, dos quais, pouco mais de 15 mil estão na localizados na Costa do Descobrimento.

Aqui resistem os Pataxós, oriundos do grupo linguístico macro-jê, a etnia está presente entre o extremo sul do Estado da Bahia e o norte de Minas Gerais. Em contato com os não índios desde o século XVI, muitas vezes foram obrigados a esconder seus costumes, e se adaptaram para sobreviver a invasão de seus territórios.

Os Pataxó hoje se esforçam para avivar sua língua Patxohã e rituais "dos antigos" como o Awê, afim de fortalecer a identidade cultural para as novas gerações, e veem no turismo sustentável uma forma de levar o conhecimento de sua cultura e gerar renda para sua comunidade.

Deseja uma experiência customizada?

Juntos montamos vivências personalizadas de acordo com o interesse de cada viajante.

Fale conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

  • Facebook - círculo cinza
  • whatsapp_icon-icons.com_65542
  • Instagram - Cinza Círculo

TALVEZ VOCÊ GOSTE